quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O musical dos musicais




Olá pessoal!!!!

*Em primeiro lugar,obrigada pelos comentários no post sobre Clara Nunes,ele foi muito especial pra mim,estou viciada nela.

E viajando ainda mais no tempo,que tal falar do musical dos musicais????

Cantando na chuva,de 1952 é uma deliciosa mistura de comédia,dança e romantismo.A história se passa na década de vinte e aborda a transição do cinema mudo para o falado.Gene Kelly(que também dirige o filme) interpreta Don Lockood,que junto com Lina Lamont estão preparando um musical.O problema é que Lina é literalmente atriz de filme mudo,visto que não sabe cantar e tem uma péssima voz,irritante e estridente.Então entra na história a doce Kathy Selden (Debbie Reynolds),que impresta sua voz para Lina,evitando assim o fracasso do musical.Kath e Don se apaixonam e Lina acaba se tormando uma (engraçadíssima) vilã,que tenta a todo custo impedir o sucesso de Kathy,mas no fim do filme acaba sendo desmascarada de maneira sensacional.
Através desta trama,o filme trás lindíssimas e impecáveis sequências musicais,cheias de qualidade e emoção,dá vontade de levantar e também dançar.....
Cantando na chuva é um dos maiores clássicos de todos os tempos,vale a pena ver e rever sempre,pois além de não cansar,é obrigatório.
Além da cena de Gene Kelly cantando na chuva (que é clássica e inesquecível),escolhi para ilustrar a postagem,uma outra sequencia que é igualmente linda.
Assistam e ....................................................

GOTTA DANCE!!!!!!!



sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CLARA GUERREIRA



Eu estou lendo a biografia de uma cantora incrível, e hoje não poderia deixar de postar sobre ela e de,mesmo sem ter lido o livro todo,recomendá-lo para vocês. Trata-se de uma mineira de Caetanópolis (a antiga Paraopéba),guerreira e filha de Ogum com Yansã.Estou falando de Clara Francisca Gonçalves Pinheiro,ou para o Brasil e o mundo,CLARA NUNES. Caçula de sete irmãos,filha de pai serrador e violeiro,orfã de mãe desde menina,Clara Nunes,que começou a trabalhar desde cedo,sempre teve um sonho:este sonho ela conseguiu,que era o de ser uma grande cantora. Se firmou como uma excepcional intérprete desde o começo,cantando boleros,passando pelos vários festivais de música que participou,e descobrindo o caminho do samba que definitivamente a consagrou.Cantou desce Cartola até Chico Buarque(que fez especialmente para ela o clássico morena de angola),passando por Candeia,Paulinho da viola e João Nogueira,entre tantos outros grandes nomes. Foi ovacionada na França,na Alemanha,no Japão....e aqui no Brasil,era amada do mais rico até o mais pobre.Além de ter sido a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias e ter quebrado o (ridículo)tabu de que mulheres não conseguiam vendagem expressiva (sobretudo do próprio público feminino). Clara tinha um lado espiritual muito forte,e muito bonito....isso pode ser ouvido em muitos de seus trabalhos..alíás,ótimos trabalhos,em sua vestimenta,no modo com que cantava,em como se movimentava. Uma mulher que cultivava o amor por onde passava,e dizia que para a música não havia fronteiras...... Morreu em 1983,devido a um choque anafilático que houve numa cirurgia de varizes (Clara era muito vaidosa),e após ter ficado intermináveis 28 dias em coma. Mas como eu penso,foi-se seu corpo......sua alma linda fica,suas músicas,sua força,sua voz. VIVA CLARA GUERREIRA!! Ah,o livro que recomendo é CLARA NUNES,GUERREIRA DA UTOPIA,de Vagner Fernandes....vale a pena... A seguir,minha preferida de Clara Nunes,o clássico maravilhoso,e preferida dela,Canto das três raças.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pensem no Haiti,rezem pelo Haiti



Olá amigos!!!


Estive pensando em um tema para postar,mas a situação lá no Haiti é a notícia que mais tem me improssionado.É lamentável que um país já assolado pela miséria ainda tenha que lidar com mais este baque:este terrível terremoto que matou milhares de pessoas e destruiu o país.
A cada vez que assisto nos jornais alguma notícia,como aquela dos sobreviventes se degladiando até pelo lixo,me vêm um sentimento de revolta por aquela situação,de pena,de pesar por aquelas pobres pessoas.

Acho que podemos ajudar ao nosso modo,como pudermos....então vou divulgar aqui a conta que a caixa econômica federal lançou para que possamos doar.É super legal,pois não há valor mínimo para doação.....elas serão enviadas para o Programa Mundial de Alimentação (PMA) da ONU e para o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assistência Humanitária (OCHA, sigla em inglês).


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Chaplin - o gênio


Olá pessoal!!!primeiro post de 2010!!!!!

Hoje quero falar de um dos mestres do cinema....se não o maior deles...Charles Chaplin.
Chaplin foi um homem extremamente talentoso e criativo...em sua extensa filmografia ele,além de dirigir,fez roteiros,atuou,e até compôs algumas trilhas sonoras.
Teve uma infância miserável:seu pai morreu devido ao álcool quando Charles tinha apenas 12 anos e sua mãe foi internada num asilo com problemas mentais.
Foi em 1914 que ele criou seu principal personagem,o vagabundo e inesquecível Carlitos,capaz de nos fazer rir e também chorar com sua humanidade.
Entre tantos e tantos filmes de Chaplin,gosto de dois que quero destacar aqui:o primeiro é de 1921,o lindíssimo ''O GAROTO'' que conta a história de um um bebê que é abandonado pela mãe que não tem condições de criá-lo e que é encontrado e criado por Carlitos. Conforme os anos se passam, o garoto e o vagabundo se tornam uma dupla perfeita, bolando diferentes esquemas para conseguir o dinheiro para seu sustento.
A cena que vocês verão deste filme é,para mim e sem exagero nenhum,uma das mais belas do cinema: é a cena em que o garoto se separa de carlitos.Reparem na interpretação da criança...por um momento ele rouba a cena de Chaplin....emocioante e de cortar o coração.






E também o primeiro filme falado de Chaplin: o clássico ''O GRANDE DITADOR'',de 1940,onde Chaplin interpreta brilhantemente dois personagens:um judeu e o grande ditador
Adenoyd Hyunkel (uma clara referência a Hitler).Os dois personagens, tem aparência idêntica,e por coincidência trocam de lugar.O que veremos é a cena do discurso,que é emocionante e ATEMPORAL....incrivelmente ATEMPORAL.







Viva Charles Chaplin que tanto nos fez e ainda faz sorrir...um gênio que merece ser sempre reverenciado.