sábado, 7 de maio de 2011

A vida é bela

Minha natureza é totalmente sonhadora... As vezes chego a pensar se de fato sou normal ou deste planeta.O que me faz ver graça na vida são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Hoje resolvi fazer algo que não fazia há algumas semanas : sentar-me em meu sofá e curtir um filme.O primeiro que me veio em mãos foi A VIDA É BELA. Apesar de já ter se tornado um clássico eu nunca havia assistido, mas posso dizer,que uma vez visto,com toda certeza entrou para o rol dos filmes que me marcaram de forma arrebatadora.

O filme é uma belíssima mistura de drama e comédia. Dirigido e estrelado por Roberto Benigni,a história é ambientada durante a segunda guerra mundial e pode ser dividida em duas partes : a primeira , totalmente cômica,mostra as aventuras de Guido (Benigni) ,um homem judeu simples , de alegria e malandragem Chaliniana,para conquistar a jovem Dora,a sua ‘princesa’; uma professorinha que adora ser surpreendida e está de casamento marcado com um jovem endinheirado.

Com toda sua esperteza e desenvoltura,Guido acaba por conquistar a bela Dora -que se torna sua esposa - e alguns anos depois,com o nascimento do pequeno Giosué somos levados à segunda parte do filme,a dramática.

Guido e seu filho são capturados por alemães e levados ao campo de concentração.Dora,que por sua vez não é judia,decide seguir sua família,numa prova de extremo amor e coragem.

A beleza do filme está no imenso esforço que Guido faz para não deixar que seu pequenino tenha consciência do horror que está por vir. Ele inventa que estão a participar de um grande jogo,onde os vencedores ganharão um verdadeiro tanque de guerra se seguirem regras como manter-se calado,escondido e não pedir merenda.No jogo,ao se respeitar tais regras,eles acumulariam pontos.Ao chegar no milésimo ponto,o jogo findaria.

A vida é bela foi merecidíssimo ganhador dos prêmios Oscar de melhor filme estrangeiro e melhor ator no ano de 1998.

O filme vem muito de encontro com o amor materno /paterno.É lindo ver como o pequeno Giosué crê em seu pai,que é para ele um ídolo.Da mesma forma como é tocante ver Guido fingindo não sentir pavor ou medo da situação em que se encontrava em nome do bem estar de seu filho.Seu instinto protetor e sua ESPERANÇA me chocaram tão profundamente que comecei a pensar na minha natureza tão sonhadora e romântica,que sempre vê alguma flor onde há tormenta, e que sempre vê o amor entranhado nas coisas findas e lindas,que para sempre ficarão.

Há quem veja como loucura o fato de ser sonhador e muito sensível em todas as questões,mas depois de assistir A VIDA É BELA,entendi perfeitamente os versos que dizem ''...Mas louco é quem me diz

E não é feliz, não é feliz.''