quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Você é feliz?

Você é feliz?
Essa questão é uma enorme armadilha: pode ser respondida com um sim ou com um não, e, no entanto, não consigo respondê-la de bate pronto. Não sei responder. Se me perguntam qual minha cor favorita, em um instante digo: azul. Se me questionam quais são meus ídolos, vou de Woody Allen a Djavan. Se quiser saber qual estação do ano eu prefiro, digo imediatamente que é o verão, ainda que o calor me faça derreter e cause certo incômodo.
O sorriso de uma criança me faz ser feliz, assim como um dia de sol, uma taça de sorvete ou ir ao cinema. Mas esses são momentos. Posso ilustrar milhares de momentos que me fazem estar feliz: amigos, família, chocolate, filmes, andar descalça, ver Chaves mesmo aos 26, comer lasanha de microondas, estourar os joelhos de tanto pular na pista de dança. Mas a questão acima vai além se estar. A questão é SER.
Creio que não consiga responder na lata por estar sempre preocupada com o que não está ajustado em minha vida: é o emprego ideal que não chega, são os desajustes do coração, é a grana que anda apertada...
Ao mesmo tempo, fico agradecida por ter tudo isso que me faz estar feliz, mas quero saber responder à pergunta da forma certa.
E você:

Você é feliz?