


Hoje,fazendo uma faxina em minha prateleira de dvd's encontrei este filme que quero relembrar com vocês,ou apresentar para quem ainda não assistiu.
FILADÉLFIA é um filme de 1993 que conta a história de Andrew Beckett,um jovem e promissor advogado de uma prestigiada firma da Filadélfia.Andrew vê sua carreira interrompida ao ser demitido de uma hora pra outra,devido a uma sabotagem da empresa,para encobrir que o real motivo da demissão é que Andrew,além de homossexual é portador do vírus HIV.
Após a demissão,Andrew decide processar a empresa,e para isso,procura por vários advogados...uma procura sem sucesso,até que ele encontra o advgado de pequenas causas Joe Miller,que após muita hesitação aceita defender Andrew.
Com maravilhosas atuações de Denzel Washington no papel de Miller e Tom Hanks como Andrew,Filadélfia é muito mais que um filme: é o retrato de uma sociedade frente ao vírus da AIDS,que naquela época era tratada como um enorme tabu.O filme retrata lindamente a questão do preconceito através da amizade que durante o filme é construída por Andrew e Miller,que ao mesmo tempo em que defende Andrew nos tribunais,também trava uma luta com seus próprios preconceitos,visto que de início ele se revelou,ainda que não escancaradamente,homofóbico.
Miller conclui,durante a convivência com Andrew,que ele é uma pessoa normal como qualquer outra,com defeitos e qualidades.....que sua opção sexual não deve ser parâmetro pra dizer se ele é bom ou mal.
O filme foi vencedor de dois Oscar,um deles por melhor canção ''streets of philadélphia'',o clássico de Bruce Springsteen,e o merecidíssimo prêmio de melhor ator para Tom Hanks,por sua impecável atuação como Andrew Beckett,digna de aplausos.
É um filme que vale a pena ser visto e revisitado,para se pensar em questões atemporais como o preconceito,que infelizmente com o passar dos anos,permanece,ainda que velado,ainda que em menor quantidade.
Separei para vocês a cena que eu mais amo no filme,que é a cena da ópera....em que Tom Hanks dá um show com sua interpretação....onde é difícil não chorar ou pelo menos se arrepiar....e logo após,a música tema do filme,Streets of Philadelphia,com o ''boss'',Bruce Springsteen.
Espero que tenham gostado,logo volto meus amores^^