quarta-feira, 10 de março de 2010

Romeu e Julieta





Eu,como boa amante das letras e cinéfila sempre em aprendizado,adoro ver adaptações de meus livros preferidos para o cinema ou mesmo na tv,em minisséries. Acredito que as adaptações sejam também uma ferramenta para despertar o interesse pela leitura nas pessoas que não tem tanta proximidade assim com literatura.....e para quem já leu a obra,é uma forma de revisitar,e ver em carne e osso personagens que estavam ali, na imaginação. Entre tantas adaptações que gosto de revisitar,está a que eu vou recomendar hoje para vocês.Estou falando de Romeu e Julieta. Existem vários filmes baseados nesta história,como aquele com Leonardo di Cáprio e Claire Danes (romeu+julieta),onde a história se passa nos dias atuais....além também dos brasileiros ''o casamento de Romeu e Julieta'' e o mais recente ''Era uma vez'',versões diversificadas desta mesma história de amor. Mas para mim a melhor de todas as adaptações,sem dúvida alguma é ROMEU E JULIETA de 1968,dirigido por Franco Zeffirelli.A história,por ser clássica,é velha conhecida de todos nós: o amor impossível de dois jovens que se apaixonam em um baile de máscaras,desconhecendo um a identidade do outro...porém eles são de famílias inimigas.....e para viver este amor,eles ultrapassam a vida. Este filme de Zeffirelli é perfeito e super fiel ao livro: os figurinos,as imagens,as atuações.....E o que dizer das atuações??Romeu e Julieta foram interpretados por adolescentes também,com 17 e 15 anos,respectivamente.Além do filme ser fiel ao livro,as atuações nos deixam muito próximos da história....você se sente inserido ali.Foi um enorme sucesso de bilheteria,além de ter tido 4 indicações ao Oscar,entre elas de melhor filme,tendo ganhado melhor fotografia e melhor figurino. Portanto meus amigos,eu mais do que recomendo a vocês este lindíssimo filme,além lógico de toda a obra de William Skakespeare,que além de linda e interessante é obrigatória. Deixo vocês com uma das mais lindas cenas deste filme,a cena do baile,onde eles se apaixonam ao som da belíssima canção ''A time for us''.

18 comentários:

Unknown disse...

Romeu e Julieta sempre darao bons filmes....
A historia que todos queriam viver!
:P

Bjssss

brnoliver disse...

Eu tbm, sempre gostei destas adaptações de literatura para cinema, até pq sou leitor de romances q tem muitos detalher nos filmes ficam perfeitos desde "A Escrava Isaura" até os mais modernos com "Crepúsculo".

- Mαriα Luizα . ⋆ disse...

Eu gosto de ver as adaptaçãoes de livros,acho interessante porque é como se tornasse real os personagens que até então estavam vivos apenas na nossa imaginação.Mas acho que em poucos casos ,a história é relatada com fidelidade total nessas adaptações,sempre é deixado de lado um detalhe ou outro em relação ao livro,que acaba fazaendo falta.Mas tem casos que a adaptação é perfeita...Porém,eu ainda prefiro a leitura..

:.tossan® disse...

Vou te contar minha linda, quando eu fui assistir à esse filme eu estava com a minha segunda namorada a Nancy e foi lá que rolou o primeiro beijo e foi uma emoção de... deixa pra lá viu? Foi lindo! Como você. Beijo

Anônimo disse...

Flor,
vc já ouviu a trilha sonora do filme Romeu e Julieta com direção do
Baz Luhrmann.
Tudo de bom!
Bjs.

Vivências & Experiências disse...

Uma bela historia minha amiga e que ainda nos traz uma certa esperança de viver em nossas realidades.um ben aja pra você.

beijocas teu blog á cada dia esta melhor...

big bjkss

Cecília disse...

Que menina não suspira com Romeu e Julieta, ainda nos dias de hoje?
Uma das estorias mais lindas de todos os tempos.

Ricardo e Regina Calmon disse...

Bela cronica tematizando Romeu e Julieta,com destreza e competencia,informação e pesquisa,coisas de escriba,amante da sétima arte!
Viva La Vida!

Manuela Santos disse...

Olá Joyce,
Um clássico do grande Shaskespear, ano passado estive na terra dele, perto de Londres. Realmente há bastantes adaptações da peça de teatro e também variações, porque aborda a história de um amor contrariado e isto pode ser aplicado em qualquer contexto. Há anos passou um musical, West Syde Story, que era uma variação do Romeu e Julieta. É uma história de amor, com um fim triste. No caso desta obra é essencial lê-la. Eu se leio primeiro o livro, por vezes ao ver uma adaptação para o cinema, fico decepcionada, porque não sintoniza com aquilo que eu imaginei ao ler, prefiro primeiro ver o filme e depois ler o livro.
Boas leituras e bons filmes, querida JOyce.
Beijinhos,
Manú

Marcos Paulo disse...

Ok,rsrs... ;)

Com seu comentário, vc me fez lembrar outro grande da música brasileira - Noel Rosa, que tbm morreu muitíssimo jovem, aos 27 anos... Mas deixou músicas incríveis. vou postar uma amanhã, rs...
Beijo!

Unknown disse...

Joyce minha querida,
Os Romeus e Julietas ainda existem,
o que não mais se ver, é o espírito romantico...
Mas eles estão por aí, no ar, basta que se permita a alma procurar...

Bjss
Livinha

Rico Salles disse...

No filme Frankie e Johnny, o cozinheiro vivido por Al Pacino cita Shakespeare mais de uma vez e numa delas uma tirada linda pra conquistar sua paixão, Frankie (Michelle Pfeiffer). Me identifiquei com a personagem e gostei mais ainda de Al Pacino e principalmente Shakespeare.

C@uros@ disse...

Olá minha querida amiga Joyce,sua magnífica postagem me fez recordar com saudades esse maravilho momento do cinema, parabéns e obrigado, sempre com muita sensibilidade.

Paz, harmonia e inspiração em seus dias,

forte abraço

C@urosa

Silenciosamente ouvindo... disse...

Estou a dedicar o meu blogue http://intemporal-pippas.blogspot.com à mulher e a
blogues no feminino. Se permitir que faça uma referência ao seu
e insira algo do mesmo terei
muito gosto.Basta deixar um comentário no meu blogue.
Espero que aceite.
Bj.Irene

Dil Santos disse...

Oi Joyce, tudo bem?
Menina, esse é um clássico. Ao mesmo tempo q a história é linda, se torna triste, pelo trágico fim. Mas é excelente ele.
Menina, concordo plenamente com seu comentário. É muita hipocrisia das pessoas falarem q o q importa é a beleza interior. Ela conta e muito, ma cá entre nós, vc se relacionar com um feio não dá né? rsrs
Bjo querida
:)

Marcos Paulo disse...

Olá, Joyce. Gostei da idéia da trinca. Vou postar aos finais de semana três dicas musicais, rs...
E que bom que está gostando até agora...
Gde beijo,
tenha um Bom domingo!

Francisco disse...

Joyce querida!
Putz... vc me fez voltar há alguns anos atrás, quando assisti o filme de Franco Zefirelli. Para mim a melhor de todas as versões de Romeu e Julieta.
E a música então... A Time for Us, é simplesmente linda.
Vc me surpreende cada vez mais. Por isso eu a Cris te adoramos tanto.

Super beijo!

Unknown disse...

por favor caro amantes me falem o nome da musica do casamento de romeu e julieta que é interpretado por leonardo dicaprio quem tiver pode me mandar tbm agradeço muito ... thiagoroberto_@hotmail.com