terça-feira, 30 de março de 2010

Filadélfia




Hoje,fazendo uma faxina em minha prateleira de dvd's encontrei este filme que quero relembrar com vocês,ou apresentar para quem ainda não assistiu.

FILADÉLFIA é um filme de 1993 que conta a história de Andrew Beckett,um jovem e promissor advogado de uma prestigiada firma da Filadélfia.Andrew vê sua carreira interrompida ao ser demitido de uma hora pra outra,devido a uma sabotagem da empresa,para encobrir que o real motivo da demissão é que Andrew,além de homossexual é portador do vírus HIV.
Após a demissão,Andrew decide processar a empresa,e para isso,procura por vários advogados...uma procura sem sucesso,até que ele encontra o advgado de pequenas causas Joe Miller,que após muita hesitação aceita defender Andrew.
Com maravilhosas atuações de Denzel Washington no papel de Miller e Tom Hanks como Andrew,Filadélfia é muito mais que um filme: é o retrato de uma sociedade frente ao vírus da AIDS,que naquela época era tratada como um enorme tabu.O filme retrata lindamente a questão do preconceito através da amizade que durante o filme é construída por Andrew e Miller,que ao mesmo tempo em que defende Andrew nos tribunais,também trava uma luta com seus próprios preconceitos,visto que de início ele se revelou,ainda que não escancaradamente,homofóbico.
Miller conclui,durante a convivência com Andrew,que ele é uma pessoa normal como qualquer outra,com defeitos e qualidades.....que sua opção sexual não deve ser parâmetro pra dizer se ele é bom ou mal.
O filme foi vencedor de dois Oscar,um deles por melhor canção ''streets of philadélphia'',o clássico de Bruce Springsteen,e o merecidíssimo prêmio de melhor ator para Tom Hanks,por sua impecável atuação como Andrew Beckett,digna de aplausos.
É um filme que vale a pena ser visto e revisitado,para se pensar em questões atemporais como o preconceito,que infelizmente com o passar dos anos,permanece,ainda que velado,ainda que em menor quantidade.
Separei para vocês a cena que eu mais amo no filme,que é a cena da ópera....em que Tom Hanks dá um show com sua interpretação....onde é difícil não chorar ou pelo menos se arrepiar....e logo após,a música tema do filme,Streets of Philadelphia,com o ''boss'',Bruce Springsteen.
Espero que tenham gostado,logo volto meus amores^^



segunda-feira, 22 de março de 2010

Sobre meus sonhos e brisas......



***Ainda ando sem muita inspiração pra escrever.... De qualquer forma,ando a pensar e pensar e pensar..... No post anterior falava em poesia...na poesia em mim,que também se traduz em sentimento: um sentimento grande e que exala primavera....... Acho que esta poesia toda também pode se traduzir em sonho......eu ando a sonhar cada dia mais.... Gosto disso...isso me move..... Minha metade menina e minha metade mulher vivem a sonhar.... um sonho cor de rosa,azul bebê.....um sonho florido e com cheiro de chocolate...... Os sonhos me confortam de meus medos.....de minha imperfeção...de meu erros....... Gosto de meus sonhos....queria saber porque a realidade não me conforta tanto..... Como disse Dorothy,''there's no place like home''....e meus sonhos são minha casa....feita de tijolinhos amarelos......com belas chaminés.....em meus sonhos meus problemas tem gosto de balas de limão,morango e tutti-fruti.....tudo doce,tudo belo....... Viver só em sonhos ou acordar para a dura realidade?? Coisas que ando sempre a me perguntar......



Algum lugar além do arco-íris
Acima das montanhas
Há uma terra que eu ouvi falar
Uma vez em uma canção de ninar

Algum lugar além do arco-íris
Onde o céu é azul
E os sonhos que você ousa sonhar
Realmente tornam-se realidade.

Um dia eu quis alcançar uma estrela
E acordei onde as nuvens estão longe

Onde problemas se derretem como balas de limão
No lugar acima do topo das chaminés
É onde você me achará!

Algum lugar além do arco-íris
Pássaros azuis voam
Pássaros voam além do arco-íris
Por que eles oh eu não posso?

Então se os pequenos pássaros azuis voam
Além do arco-íris
Por que oh por que eu não posso?

quinta-feira, 18 de março de 2010

Tempo de flores




Ultimamente a inspiração para novos textos e poemas tem me escapado......mas mesmo sem inspiração para escrever ''belas'' palavras,eu não deixei de pensar e pensar e pensar....
Estive olhando meus poemas mais antigos...e em um deles eu digo :

''Há uma poesia dentro de mim.

Sim,ela existe,está bem aqui...

Eu a vi ontem,veio do nada,chegou de repente.

Ela dorme comigo,

faz casa nos meus sonhos .''

Hoje posso dizer que esta poesia toda é puro sentimento...é um turbilhão dele que está em mim....É vontade de amar de novo,de amar sempre....não importa as dores,não importa o que aconteça......
É como a primavera...é como o inverno.....
Quando sofro tudo fica frio....minhas lágrimas caem como chuva fria e forte...uma enxurrada de lágrimas que caem toda a temporada.....mas depois vem a sêca.....e não mais do que de repente sinto cheiro de flores ao longe...sinto que o tempo de flores se aproxima.......E é o que estou a sentir agora.........
Depois de um inverno rigoroso em mim,sinto a temporada florida chegar....e estou feliz!!!!


Dedico este post a um guri que conheço há pouquíssimo tempo.....mas que me fez acreditar em encontros bacanas,e este quero que seja (já é) um encontro que vale muito a pena^^
Para vc uma letra linda de Francis Hime e Vinícius de Moraes,chamada ''o tempo da flor'', e ,também do poetinha,um belo poema declamado de forma lindíssima!

beeeeijos a todos vocês que me leem...logo volto^^


O TEMPO DA FLOR

Quem será que inventou
O tempo da flor
Que não dura mais
Que o tempo do amor?
E a tristeza do amor
Quem será que inventou?
Esse instante de paz
Que também se desfaz
Como o tempo da flor...
Quem será que inventou toda a dor
Desse instante de luz
Que antecede a manhã
E também se desfaz
Como o tempo do amor?
Quem será que inventou
A beleza do amor
O perfume da flor
Tanta poesia......




quarta-feira, 10 de março de 2010

Romeu e Julieta





Eu,como boa amante das letras e cinéfila sempre em aprendizado,adoro ver adaptações de meus livros preferidos para o cinema ou mesmo na tv,em minisséries. Acredito que as adaptações sejam também uma ferramenta para despertar o interesse pela leitura nas pessoas que não tem tanta proximidade assim com literatura.....e para quem já leu a obra,é uma forma de revisitar,e ver em carne e osso personagens que estavam ali, na imaginação. Entre tantas adaptações que gosto de revisitar,está a que eu vou recomendar hoje para vocês.Estou falando de Romeu e Julieta. Existem vários filmes baseados nesta história,como aquele com Leonardo di Cáprio e Claire Danes (romeu+julieta),onde a história se passa nos dias atuais....além também dos brasileiros ''o casamento de Romeu e Julieta'' e o mais recente ''Era uma vez'',versões diversificadas desta mesma história de amor. Mas para mim a melhor de todas as adaptações,sem dúvida alguma é ROMEU E JULIETA de 1968,dirigido por Franco Zeffirelli.A história,por ser clássica,é velha conhecida de todos nós: o amor impossível de dois jovens que se apaixonam em um baile de máscaras,desconhecendo um a identidade do outro...porém eles são de famílias inimigas.....e para viver este amor,eles ultrapassam a vida. Este filme de Zeffirelli é perfeito e super fiel ao livro: os figurinos,as imagens,as atuações.....E o que dizer das atuações??Romeu e Julieta foram interpretados por adolescentes também,com 17 e 15 anos,respectivamente.Além do filme ser fiel ao livro,as atuações nos deixam muito próximos da história....você se sente inserido ali.Foi um enorme sucesso de bilheteria,além de ter tido 4 indicações ao Oscar,entre elas de melhor filme,tendo ganhado melhor fotografia e melhor figurino. Portanto meus amigos,eu mais do que recomendo a vocês este lindíssimo filme,além lógico de toda a obra de William Skakespeare,que além de linda e interessante é obrigatória. Deixo vocês com uma das mais lindas cenas deste filme,a cena do baile,onde eles se apaixonam ao som da belíssima canção ''A time for us''.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Clube da esquina





Há canções que eu escuto e me transporto para lugares mágicos...lugares longe daqui....longe até de mim.....Hoje quero recomendar para quem não conhece e relembrar para aqueles que conhecem,dois álbuns lindos e de extrema importância para a nossa música brasileira.

Estou falando do CLUBE DA ESQUINA .

O clube surgiu na década de 1960 e nasceu do encontro de Milton Nascimento e dos irmãos Marilton,Márcio e Lô Borges.Com um som que misturava elementos da bosssa nova,jazz,música folclórica e rock o clube tornou-se referência em nossa música,e lançou dois discos lindos e obrigatórios : o Clube da esquina,de 1972 assinado por Milton e Lô e o Clube da esquina 2,de 1978.

O que começou com Milton e os irmãos Borges,se tornou em uma das mais belas reuniões de artistas da mpb : Flávio Venturini (e o pessoal do 14 bis),Fernando Brant,Tavito,Toninho Horta,Beto Guedes,Ronaldo Bastos,entre tantos outros.
Só esta lista de artistas já desperta vontade de ouvir...mas ....e o que falar das músicas??Tanto o primeiro quanto o segundo discos são recheados de belos clássicos da mpb como O TREM AZUL, MISTÉRIOS e MARIA,MARIA.Além também das participações nas faixas : desde Boca livre até Elis Regina e Chico Buarque.

Deixo vocês com uma faixa de cada disco: do primeiro,a belíssima ''nada será como antes'',de Milton e Ronaldo Bastos....



E do segundo disco,uma belíssima composição de Flávio Venturini e Murilo Antunes ''nascente''(a interpretação de milton faz cortar o coração...)



Espero que vocês tenham apreciado minha postagem...e que conheçam e prestigiem nossa música,que é mágica,é linda e É NOSSA!!!!