sábado, 13 de dezembro de 2008

Postagem coletiva - Coisas do Brasil 2
















*****Hoje participo da blogagem coletiva coisas do Brasil 2,que tem como proposta falarmos de nossa cidade,o local onde vivemos.Vocês podem entrar em http://leioomundoassim.blogspot.com para conferir a lista de blogs participantes e acompanhar as postagens,que com certeza serão lindas!!!










E pra falar de minha cidade eu vou revisitar um velho texto meu que alguns já conhecem,mas que traduz meu sentimento por Sampa.Espero que quem leu,leia de novo,e quem não leu...tire suas conclusões!!!










Eis:

A minha cidade não pára.É como alguem inconstante,inquieto.Sua angústia e inquietude me despertam,me fazem querer desbravá-la todos os dias.E cada ponto descoberto me revela várias realidades cotidianas que mexem com meu estado de espírito.Seu asfato quente,a falta de calor humano....isso me instiga.Cidade de concreto.Talvez as pessoas daqui tenham se tornado assim:eretas,sérias;voltadas para seus próprios problemas.E isso por vezes me entristece,me faz querer partir,procurar pessoas que mostrem sua vulnerabilidade mesmo em meio à pressa do dia-a-dia.Mas se há toda essa seriedade,por vezes há também a alegria.A alegria da sexta-feira,do sábado à noite;a balada,a cerveja...Tudo isso serve como um bálsamo,uma válvula de libertação para todo o stress semanal existente.A minha cidade transpira história:seus museus,suas ruas,seus artistas soltos por aí...grafiteiros,rappers ,pintores...gente sem espaço ou reconhecomento que encontra nas ruas o seu sustento,seu ganha-pão.Por vezes já tentei esquecer-me das coisas ruins daqui.Porém ao ligar a tv ou abrir os jornais,lá estão elas,latentes à minha visão:assaltos,assassinatos,enchentes,drogas,desigualdades sociais,poluicão....sujeira....e me vem novamente aquela sensação de desgosto,aquela vontade de largar tudo,de ter uma casa no campo e ficar do tamanho da paz....Mas logo o amor pela minha cidade reacende.Ela tem o poder de enfeitiçar até os mais descrentes,como esta que vos fala.Roubando as palavras de Vinícius de Moraes,eu diria que a minha cidade ''é como se não fosse'',ela é ''íntima doçura e vontade de chorar''.Ou seja:toda tristeza,descaso e abandono são como se não fossem;Prevalecem a doçura,o movimento,todo o frissom que lhe é trivial.Minha cidade é meu caso de amor e ódio;principalmente de amor.....Aqui é que eu quero ficar,desvendar e desbravar até o último dos meus dias.








17 comentários:

Unknown disse...

ahhhh eu também sou de São Paulo, e isso realmente é uma loucuraa! =p.

ahauahauahauahaua.

ahh meniina eu adoroo o seu blog! de verdade. ^^

beeijos

Unknown disse...

Sem dúvidas. Sampa é uma loucura contagiante...

Ótimo final de semana

D.Ramírez disse...

Que surpresa linda essa sua postagem com fotos diversas da cidade de São Paulo e um texto sem igual né...só você para conseguir descrever em texto algo tão bonita disso aqui..rs
Eu snceramnete não enxergo tanta beleza nessa city quanto você enxergou..rs..mas se vc diz, tentarei olhar pelo mesmo angulo hahaha
so a loucura claro,,,transito e tal...rsssssssss
Amei!!

Besossss

Vanessa V. disse...

Lindíssimas fotografias. Não sou do Brasil, e acredite, tenho muita pena de ainda não ter tido oportunidade de conhecer esse país maravilhoso. Adorava ir a Natal, São Paulo e São Salvador da Bahia. Recomendaria mais alguma cidade?

Anônimo disse...

Olá minha querida amiga Joyce, esta cidade me fascina pela sua grandeza e dinamismo. Meu saudoso pai aí morou por um tempo, apesar de ser paulista de Bananal, ele sempre lembrava da cidade de São Paulo com saudades, como se paulistano fosse.
Muito belas as imagens fotográficas e a sua declaração de amor por sua terra.
Muita luz, paz e inspiração para você e mais progresso e sucesso para sua cidade.

Forte abraço

caurosa

Ana disse...

Mais um desabafo de coração.É realmente todas as cidades tem lá seus pontos odiosos.Mas o que nos faz persistir??Somos patriotas e assim como todos temos a vontade de viver e isso tbm nos faz fazer parte de uma mais bela do que fera cidade.

Sueli Maia (Mai) disse...

Olá, Joyce.

Cheguei aqui pelo blog do Tossan.
E uau!
estou flicíssima. Revejo aqui, imagens de uma terra que amo, e que vivi, em um tempo onde não havia, ainda, rodízio de carros.
Adorei. Não te perco de vista.
Vi, aqui em teu blog, sinais em comum.

Carinho.

Voltarei mais vezes.

Brasil na Italia disse...

Salve!
Tambem estou participando da Blogagem Coletiva e foi gostoso ler um post sobre a minha cidade natal...
abs,

:.tossan® disse...

Eu trabalhei alguns anos nesta cidade incrível de gigante, quase morri, mas não e aprendi a gostar dela. Gostei da postagem. Bj

Serena Flor disse...

Esta blogagem está nos dando a chance de conhecer o nosso Brasil, tão pouco conhecido por nós brasileiros e também a chance de conhecer novos amigos e isto é muito bom! Beijos e parabéns pelo seu post...ficou ótimo!
Ah...e obrigada pela visitinha...adorei!

meus instantes e momentos disse...

bonito , belo modo de dizer a tua cidade. Belas fotos. Muito bom como sempre.
beijos
Maurizio

Cris_do_Brasil disse...

Dizem a melhor noite é em Sampa.
Vivi alguns meses na Vl Mariana, mas faz tempo.
Acostumada ao sossego curitibano, me assustou um pouco a loucura de SP.
Mas com certeza o Brasil é um país muiito bonito!!!

Adorei suas ´dicas cinéfilas` hehe, e gostei muito do Escafandro, inclusive tenho um post nos rascunhos há tempos para ser publicado.

Pelo jeito cê tb gosta de inventar palavras novas, adorei a ´dadivoso`, seu cantinho e vc tb sao ´dadivosos!!!

Bom domingo pra tu!!

Eu disse...

Olá Joyce,
estou dorando essa blogagem de vcs sobre a cidde que moram... riquíssima em conteúdos!

Nos faz viajar e descobrir tanto do nosso imenso BRASIL!

Aproveito para agradecer sua passagem no blog e suas palavras deixadas!

Beijinhos

Cris_do_Brasil disse...

http://cris.nets.at/uploads/osombrossuportamomundo.JPG


Olha que lindo esse texto, vc já deve conhecer. Essa foi especialmente para admiradores DELE.

Vivências & Experiências disse...

Lindissima as fotos,sempre gostei de andar nessas ruas avenidas, belissima postagem,parabens.

otima semana pra voce.

big bjs!

Anônimo disse...

Oi, Joyce. Demorei, mas cheguei. É difícil ler todos os blogs em um único dia. Muito obrigada por participar da coletiva. Eu só estive em São Paulo uma vez e, mesmo assim a trabalho; vi apenas a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa.

Vanessa Anacleto disse...

Olá, eu tb fiz parte desta coletiva e estou terminando de conferir os posts. Parabéns, bela homenagem a São Paulo.

Abraço