segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A visão que tenho de minha cidade

Hoje quero postar aqui um texto meu que fiz em 2007 prara o cursinho......o tema do texto era '' a minha cidade''....

Espero que leiam e gostem....e comentem....e digam qual a visão que vcs tem de sua cidade.....

eis o texto:

A minha cidade não pára.É como alguem inconstante,inquieto.
Sua angústia e inquietude me despertam,me fazem querer desbravá-la todos os dias.E cada ponto descoberto me revela várias realidades cotidianas que mexem com meu estado de espírito.
Seu asfato quente,a falta de calor humano....isso me instiga.
Cidade de concreto.Talvez as pessoas daqui tenham se tornado assim:eretas,sérias;voltadas para seus próprios problemas.E isso por vezes me entristece,me faz querer partir,procurar pessoas que mostrem sua vulnerabilidade mesmo em meio à pressa do dia-a-dia.
Mas se há toda essa seriedade,por vezes há também a alegria.A alegria da sexta-feira,do sábado à noite;a balada,a cerveja...Tudo isso serve como um bálsamo,uma válvula de libertação para todo o stress semanal existente.
A minha cidade transpira história:seus museus,suas ruas,seus artistas soltos por aí...grafiteiros,rappers ,pintores...gente sem espaço ou reconhecomento que encontra nas ruas o seu sustento,seu ganha-pão.
Por vezes já tentei esquecer-me das coisas ruins daqui.Porém ao ligar a tv ou abrir os jornais,lá estão elas,latentes à minha visão:assaltos,assassinatos,enchentes,drogas,desigualdades sociais,poluicão....sujeira....e me vem novamente aquela sensação de desgosto,aquela vontade de largar tudo,de ter uma casa no campo e ficar do tamanho da paz....
Mas logo o amor pela minha cidade reacende.Ela tem o poder de enfeitiçar até os mais descrentes,como esta que vos fala.
Roubando as palavras de Vinícius de Moraes,eu diria que a minha cidade ''é como se não fosse'',ela é ''íntima doçura e vontade de chorar''.
Ou seja:toda tristeza,descaso e abandono são como se não fossem;Prevalecem a doçura,o movimento,todo o frissom que lhe é trivial.
Minha cidade é meu caso de amor e ódio;principalmente de amor.....
Aqui é que eu quero ficar,desvendar e desbravar até o último dos meus dias.

9 comentários:

:.tossan® disse...

Eis que surge derrepente uma nova versão para sampa de Caetano muito boa. Falando nisso aproveitei o seu cometário e mudei o título das flores. Bj

Unknown disse...

Muito bem escrito. Como bom entendedor da língua pátria, imagino que a nota que tirou nessa redação foi alta. Parabéns. E ja te disse que tens talento para as letras????
Acho que já, né? rsrsrsr
Beijoquinhas

D.Ramírez disse...

Sabe que irá rolar no blog, uma coletiva de postagem chamada " Coisas do brasil 2" com inicitaiva da Andréa Motta....acho que esse seu texto cairia muito bem lá. Bueno, não vim fazer propaganda disso, acredite, mas me lembrei, inclusive estarei participando. Na página da Annah Paulah, tem um link na minha página do selo Dardos..entra e le, se interessar vc participa. Adorei o texto.
Besitos

Anônimo disse...

Olá Joice, a nossa cidade, o nosso lugar de viver, de amar, de odiar, de chorar, de ser feliz, de gozar, de andar à toa, de dançar, de cantar, de não sair nunca, até o fim dos tempos... a nossa cidade eterna.
Parabéns pelo belo texto.

Forte abraço

caurosa.wordpress.com

Celamar Maione disse...

Joyce
Quanta vida dentro de você !
Quanta vida na sua cidade.
Parabéns pelo texto.
Grande semana, menina.
bj

Regular Joe disse...

Que lindo texto! Uma declaração de amor que merecia sim ser conhecida por muitas pessoas.
Adorei!
Beijos carinhosos do João

Impasse Livre disse...

Minha cidade é meu caso de amor e ódio;principalmente de amor.....
Aqui é que eu quero ficar,desvendar e desbravar até o último dos meus dias.
Ficxo com ás duas ultimas citações...minha cidade é onde eu vivo e fiz por merecer estar é onde escolhi viver e morar onde minha legria e meu amor vou dar onde minha energia e meu trabalho vou depositar para um dia então a tenatr melhorar, minha cidade não tem nenhum herói, sou do rio de janeiro, mas minha cidade é niterói...
rs ... uma bobagem boba e redundante, apenas pra dizer que amei seu post e gostei muito de seu blog, e blog a parte, como vc é linda! beijos , leandro carvalho

Unknown disse...

Olha a Joyce!
^^
NAO SABIA desse seu lado patriota...
pelo jeito ama a cidade q vc mora!
gostei do texto... e parece q o povo aki tmb gosto ne!!
hehehehe
Vai q tu vai longe !!
BjOo

Anônimo disse...

Oi, Joyce! Vi seu recado em meu blog e sua pergunta sobre a coletiva Coisas do Brasil. Eu já coloquei seu blog na lista de participantes e , no dia 13 de dezembro, aproveite essa vontade de falar da cidade onde mora e faça uma bela participação. Obrigada por aderir! Andréa Motta